Publicidade adsence

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Todo profeta de Deus precisa cuidar-se!

Todo profeta de Deus precisa cuidar-se!:
Não existe título mais honroso do que o de homem de Deus. O livro de I Reis, no capítulo 13, relata a experiência de um homem de Deus, oriundo de Judá e que teve o inicio de seu ministério em Betel. Naquele tempo dez tribos israelitas tinham-se separado das outras duas, formando um reino idólatra e independente sob o governo do "rei" usurpador Jeroboão, mantendo um altar com seus "sacerdotes" separatistas, em Betel.
O autor de I Reis não declara o nome do profeta, porém, em trinta e dois versículos do capítulo 13, faz quinze referências a ele como homem de Deus. Verdadeiros homens de Deus não se preocupam com o sucesso para seus nomes, mas que o Nome de Deus seja glorificado.
O Senhor enviou seu profeta de Judá com ordens muito específicas para profetizar contra o altar de Betel. Sua missão foi bem sucedida e causou tremendo impacto na vida do rei e do povo do lugar. O profeta foi até Betel, achou o lugar onde estava o altar idólatra e ali encontrou até o próprio rei Jeroboão queimando incenso. Sem hesitar o profeta anunciou a mensagem que Deus lhe deu, isto é, que o futuro rei de Judá (Josias) mataria os sacerdotes de Betel e queimaria os seus ossos sobre aquele mesmo altar.
Ao ouvir isto, o rei Jeroboão zangou-se e estendeu a mão sobre o altar, dizendo: "Prendei-o". Mas a mão que ele estendera contra o profeta secou-se e ele não a podia recolher. O altar fendeu-se e dele a cinza se derramou. O rei, amedrontado, implorou ao profeta que pedisse a Deus a cura da sua mão. Tendo o profeta feito isto, a mão do rei foi restaurada. Este, humilhado e ainda espantado, pediu ao profeta que fosse descansar e jantar consigo no palácio real e prometeu-lhe um galardão. O profeta recusou o convite de Jeroboão, explicando-lhe as instruções que Deus tinha lhe dado e partiu de volta para Judéia por um caminho oposto àquele pelo qual chegara a Betel.
Bem, até este ponto o profeta obedeceu fielmente às instruções que Deus lhe havia dado. Agora, porém, ocorre um desastre fatal. Um profeta velho que morava naquela redondeza, tendo ouvido os acontecimentos em Betel, foi encontrar-se com o homem de Deus e convidou-o a ir com ele para a sua casa e ali tomar uma refeição. O homem de Deus recusou, explicando-lhe as instruções que recebera de Deus. O profeta velho, porém, alegando que Deus, por meio de um anjo, tinha-lhe dado outras instruções para o homem de Deus, o que era mentira, persuadiu-o a voltar e a comer na casa dele.
O profeta velho enganou o homem de Deus, deu a ele pão e água Isto aconteceu de fato, pois naquele mesmo dia, viajando o homem de Deus de volta à sua terra, foi morto por um leão, sendo sepultado em Betel pelo profeta velho.
Outro exemplo disto foi a do auxiliar do profeta Elizeu não resistiu a esta tentação, caiu em pecado e herdou a lepra de Naamã (IIRs 5:20). Paulo e Barnabé quase que foram adorados em Listra, como Júpiter e Mercúrio. Sendo homens de Deus, recusaram-se prontamente e pagaram um preço por isso (Atos 14). O texto de I Reis 13 descreve bem como um pastor usado por Deus pode ser tentado a perder o rumo. O sucesso pode embriagar a alma!
Todo homem de Deus precisa precaver-se contra o espírito de engano. Um profeta velho é alguém que perdeu toda capacidade profética, está sucateado, sem autoridade profética. Daniel exerceu seu ministério profético até a longevidade e Moisés, até os 120 anos de idade, mas nunca foram profetas velhos!
Os profetas velhos são que se deixam usar pelo espírito de engano. Estão fora de combate, mas prezam pelas aparências. O profeta velho de I Reis 13 não poupou esforços para subir em sua montaria, para procurar o homem de Deus e mentindo. Interessante que a velhice do profeta velho não o impedia de cavalgar. Profetas velhos gostam de prestígio, dos melhores lugares e de serem vistos pelos homens.
Homens de Deus são obedientes, ousados e corajosos. Deus utiliza homens para realizar grandes feitos. Porém, o profeta de Judá caiu numa cilada e desobedeceu as ordens do Senhor. Ele possuía também uma natureza bondosa, pois pediu a Deus a cura da mão ressecada do rei Jeroboão. Era, também, corajoso, pois profetizou contra o altar de Betel na presença do rei e dos sacerdotes ali presentes.
Apesar de tudo isto ele falhou ao fim por acompanhar o "velho profeta", acreditando que a sua incrível história fosse verdadeira e que, de fato, Deus mudara as instruções que anteriormente lhe havia dado. O "homem de Deus", acreditando na palavra dum mero homem, desobedeceu às instruções claras que recebera do Senhor e, em conseqüência disso, morreu tragicamente e foi sepultado em sepulcro alheio.
Lembremo-nos, todavia, das palavras do profeta Samuel: "O obedecer é melhor do que o sacrificar" (1 Samuel 15.22). Deus exige obediência antes de tudo. "Por um só ato de desobediência veio o juízo sobre todos" Romanos 5.18. Isto refere-se ao pecado de Adão, o qual desobedeceu ao único mandamento que Deus lhe deu. Por estes exemplos, e por muitos outros, Deus quer nos ensinar a grande verdade da obediência às Suas ordens e os tristes resultados da desobediência.
Concluo esta mensagem afirmando que há dois caminhos para se escolher no ministério pastoral: o de homem de Deus ou o de profeta velho. Homens de Deus são obedientes, ousados e corajosos.
Graças a Deus houve UM HOMEM que obedeceu a Deus em tudo, mesmo até a morte na cruz. Deste modo, "pela obediência de UM, muitos se tornarão justos" (Rm 5.19).
Deus vos Abençoe.
O Bispo Marcio Silva Atende diariamente na Sede Estadual em Fortaleza – CE
Rua Senador Pompeu 1861 Centro Cep. CEP 60025001
Email bispomarciosilva@impd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário